Por: Antonello Nadal
Treinador do São João Futsal procura delegacia de Jandaia do Sul para representar contra autor de ato racista
A Escola do Esporte e a Associação Estadual de Árbitros de Futebol Amador do Paraná (AEAFA-PR) emitiram nota de repúdio contra um ato de racismo ocorrido na noite de sábado, 11 de março, contra o técnico Osni Adriano Ferreira, de São João do Ivaí, durante uma partida de futsal válida pelo torneio de verão de Marumbi, entre o São João Futsal e a equipe Santa Maria, de Jandaia do Sul. Além da ofensa racista, o treinador de São João do Ivaí recebeu ameaças de um torcedor de Jandaia do Sul.
O autor foi identificado pelo árbitro do jogo e o técnico foi à Delegacia de Jandaia do Sul para representar criminalmente contra os atos racistas e as ameaças. Na nota enviada ao Paraná Centro, o presidente da Associação Estadual de Árbitros de Futebol Amador do Paraná, Amarildo Aparecido dos Santos, e o presidente da Escola do Esporte, Luiz Carlos Pereira (Chocolate), enfatizaram que não aceitam esse tipo de conduta e parabenizaram o árbitro da partida por denunciar e o treinador por representar contra quem cometeu o crime de racismo e disseram que todos os árbitros pertencentes ou vinculados à Escola do Esporte estão orientados a tomar a atitude e medidas cabíveis em toda situação em que presenciarem o comportamento racista. “O técnico Osni sempre tratou todas as pessoas do esporte com o maior respeito e educação e, por tudo que representa ao esporte regional, deixamos aqui nosso apoio à luta contra essa atitude nojenta que é o racismo”, afirmou o comunicado.
A Prefeitura de São João do Ivaí também se manifestou contra os atos racistas por meio de nota, dizendo que é inaceitável qualquer tipo de discriminação ou violência e pedindo punição ao autor. “Não aceitamos mais atos como esse no meio do esporte, que deveria unir as pessoas e não diferenciá-las por cor, raça ou condições físicas”, frisou.
Nas redes sociais, Osni Ferreira recebeu inúmeras mensagens de apoio de amigos e colegas do meio esportivo.