Por: Gil Riguette
O esporte não somente proporciona a realização de sonhos, saúde em dia e perspectiva de um futuro melhor, o que já seria fantástico, mas o processo que leva os atletas aos lugares mais altos do pódio, torna-se motivos de inspiração para muitos, devido toda uma dedicação superando assim inúmeros fatores de dificuldades impostas.
A história de Uelinton Zamiani de Lima, de 15 anos, é uma prova que a partir de um sonho, é iniciado a corrida pela superação de toda e qualquer dificuldade que a prática esportiva pode impor dependendo da localidade e cultura esportiva da região.
Uelinton é morador da pequena cidade de Jardim Alegre (região conhecida como Vale do Ivaí, norte do Paraná) com cerca de 11 mil habitantes, e Uelinton mora ainda na zona rural do município, no Bairro Madalena, a cerca de 20km da cidade.
Uelinton começou a praticar a modalidade do tênis de mesa em abril deste ano, um mês antes do inicio da fase regional dos Jogos da Juventude - JOJUPS, realizados na cidade de Toledo e que contou com o total apoio do professor Fernando Rodrigues, de química, pois o município não conta com um profissional mesatenista.
As dificuldades de treino eram muitas, a começar pela precária mesa de tênis de mesa onde estuda, do Colégio Estadual do Campo Cora Carolina, mas recebeu incentivos e a prefeitura contribuiu com raquetes, bolinhas e transporte para que pudesse treinar aos sábados na cidade.
Com muito empenho e um sonho em mente, Uelinton se dedicou aos treinos e foi superando adversários pela fase regional, fase macrorregional até chegar a etapa estadual dos JOJUPS.
Uelinton contou que estar nesta fase final entre os melhores do Paraná foi algo inacreditável pelo pouco tempo de treinamento com a modalidade e outro sonho realizado foi disputar uma partida com o numero um do ranking paranaense, e atual tetracampeão do JOJUPS, o mesatenista londrinense Joon Shim.
UELINTON x JOON SHIM - Momentos antes desta partida eliminatória dos JOJUPS, Uelinton estava visivelmente ansioso e preocupado por enfrentar aquele que já foi campeão sulamericano e viajou por diversos países representando a seleção brasileira de tênis de mesa, Joon Shim.
RESPEITO: Apesar da imensa distancia técnica entre os dois competidores, muitos poderiam pensar que a partida seria vencida facilmente pelo atual campeão pelo placar de 3 sets de 11x00, mas a sensibilidade e a humildade do mesatenista Joon Shim, provou de fato que Joon é especial e tem alma de campeão.
Pois em momento nenhum da partida Joon Shim atacou com cortes bruscos ou fez pontos com jogadas de efeito, mas pelo contrário, Shim apenas repassava as bolas para o outro lado da mesa, deixando Uelinton bem a vontade e confiante em tentar marcar alguns pontos na partida, e foi o que aconteceu, Uelinton pontuou em todos os sets que foram: 11/01 11/03 e 11/02.
"Realizei um sonho em estar aqui, pois aprendi muito entre os melhores, agora é continuar treinando e contando com o apoio do município no incentivo principalmente na aquisição de uma mesa nova", destacou o orgulhoso Uelinton.