Aguarde, carregando...

Técnico do Pelotas na Série D, Ricardo Cobalchini relembra trabalho no Internacional pelo Brasileiro de Aspirantes


segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Hoje no Pelotas, treinador lembra como foi assistir o segundo da final entre Internacional e Grêmio longe da sua equipe.

O Campeonato Brasileiros de Aspirantes é o ponta-pé inicial na carreira de jovens jogadores e treinadores. Ricardo Cobalchini é um exemplo disso. O técnico, que despontou para o cenário nacional na campanha do título do Internacional no ano passado, hoje comanda o Pelotas, na Série D. Em entrevista para o site da CBF, o treinador lembrou de sua experiência com o Colorado e a importância deste trabalho para o trabalho no Pelotas.

Em 2019, o Internacional chegou pela terceira vez na final do Brasileiro de Aspirantes, marcando assim presença em todas as decisões do torneio. O Colorado empatou em 0 a 0 com o seu maior rival Grêmio na primeira partida da finalíssima. No segundo duelo, Cobalchini foi chamado para assumir o time profissional do Inter e não pode estar ao lado dos seus jogadores na conquista do título. O treinador falou sobre como foi o dia da final estando longe da sua jovem equipe que venceu por 1 a 0.

"Dirigir a equipe principal do Internacional foi uma experiência muito legal. Fazer parte deste seleto grupo de treinadores que dirigiram o profissional do Internacional, que é um campeão do mundo, é uma honra muito grande. Mas, naquele momento, eu não pude fazer o segundo jogo da final. Nós da comissão técnica estávamos reunidos com os jogadores do profissional assistindo ao jogo pela TV, e terminou um pouco antes do aquecimento. Então, nós acompanhamos toda a partida, torcemos muito e ficamos muito felizes com a conquista em cima do Grêmio, que é o maior rival, e isso valorizou ainda mais a competição", contou Cobalchini.

Grêmio x Internacional - Final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2019

Grêmio x Internacional - Final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2019

Créditos: Thais Magalhães/CBF

O treinador ressaltou que a competição foi muito equilibrada e contava com muitas equipes qualificadas e que se credenciavam ao título. Além disso, a regularidade foi a marca do time gaúcho para conquistar a taça pela segunda vez em três finais. No entanto, para Ricardo o mais importante é que o Brasileiro de Aspirantes tem uma grande função na formação de jovens profissionais, e no caso dos treinadores, é um bom laboratório para aprender e crescer.

"Eu acho que o título do ano passado foi a confirmação para entrar no projeto profissional. Foi a terceira vez consecutiva que chegamos à final. O título confirmou o bom trabalho que é feito na base do Inter e eu pude estar junto na condução deste trabalho. O Campeonato Brasileiro de Aspirantes é uma competição muito importante para a transição tanto de jovens jogadores, quanto de treinadores. No meu caso, eu tive o privilégio de fazer parte de uma equipe que foi finalista dos três anos da competição, e conseguimos vencer em duas edições", disse o técnico.

Nova fase no Pelotas


Após a sua saída do Inter, Cobalchini iniciou a sua carreira no futebol profissional. Atualmente, o treinador está a frente do Pelotas na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Na segunda colocação do grupo A-8 com 16 pontos, o Lobão está vivo na disputa por uma vaga na fase seguinte. Caso consiga o acesso, está será a primeira vez desde 2003 que o time disputaria a Série C do Brasileirão.

"Quando eu aceitei o desafio do Pelotas, o grande objetivo seria o acesso à Série C. Uma competição difícil que conta com 64 equipes e apenas quatro vão subir. Mas a gente confia na qualidade do nosso grupo, na dedicação e no empenho de todos os atletas", concluiu Cobalchini.


Últimas Notícias