Em hotel no Rio de Janeiro, observadores do VAR passaram por novas aulas para se atualizarem e realizar ajustes para 2020
Curso de captação para observadores de VAR 2020
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
A Comissão de Arbitragem da CBF realizou, nesta semana, o VII Curso de Capacitação do VAR 2020, voltado para observadores, gerentes de qualidade e instrutores do árbitro de vídeo. O curso faz parte do cronograma de atualização dos árbitros brasileiros para a temporada 2020, que terá o uso do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro e durante a Copa do Brasil.
Voltadas para os observadores do VAR, as atividades repassaram importantes pontos da conduta da equipe que compõe a VOR (video operation room, a sala do árbitro de vídeo), com atividades didáticas e instruções com a estrutura montada em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Novidade no Brasileirão 2019, o árbitro de vídeo se consolidou no futebol brasileiro durante a última temporada. O desafio agora é ainda maior. É assim que entende Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, e um dos professores do curso.
No começo da semana seguinte, a Comissão de Arbitragem dará início aos treinamentos teóricos e práticos em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo.
– Esse é o primeiro de uma série de encontros e cursos que a gente vai realizar até o início do Campeonato Brasileiro. Estamos primeiro reunindo os assessores, os observadores de VAR. Logo em seguida, a gente vai para Águas de Lindoia e realiza mais três cursos. Com o pessoal que já tem homologação junto ao IFAB, um curso de aperfeiçoamento. E, importante dizer, não somente de VAR. A gente também está aperfeiçoando o campo. Pensamos que com o campo mais forte, o VAR fica mais forte também - contou Gaciba.
Ainda esse ano, a CBF realizará uma espécie de pré-temporada da arbitragem antes do início do Campeonato Brasileiro. Com ajuda da Comissão de Arbitragem, as federações terão um treinamento imersivo de uma semana para aperfeiçoar o desempenho de seus árbitros, com ajuda dos observadores treinados durante esse curso.
- Nós estamos capacitando os observadores de VAR, que são a comissão de arbitragem na cabine do VAR, para que eles possam realizar um plano de trabalho efetivo, passar as orientações de linha de intervenção e de conceitos, reforçar essas orientações com os árbitros. Na reunião prévia, partindo para estabelecer o plano de trabalho, e os limites de atuação, e também para reforçar conceitos. Porque esses mesmos observadores que estão aqui são nossos instrutores na pré-temporada dos estaduais, nas Federações, antes de iniciar o Campeonato Brasileiro - destacou Alício Pena Júnior, vice-presidente da Comissão de Arbitragem.
O curso foi acompanhado por representantes da imprensa. Comentaristas de arbitragem e ex-árbitros que participam de transmissões de jogos foram convidados para assistir às aulas, uma iniciativa que aproxima e alinha a comunicação com o torcedor. Estiveram presentes Paulo César de Oliveira, Sandro Meira Ricci, Márcio Rezende de Freitas, Sálvio Spínola e Renata Ruel, que trabalham como analistas de arbitragem em diferentes veículos.
– Isso é fundamental e mostra muito bem o que é a CBF hoje. Temos um trabalho muito claro. Não há nada o que esconder, muito pelo contrário. É muito importante para nós a presença dos comentaristas de arbitragem aqui no nosso curso. Porque isso vai mostrar para eles qual a linha que a CBF está passando para os árbitros, ainda mais na questão de interpretação das regras. Algumas orientações que recebemos recentemente vindas da FIFA, vindas da CONMEBOL. É importante esse tipo de debate, porque querendo ou não, são eles que levam ao público esse tipo de interpretação - pontuo Leonardo Gaciba.
Atividades com a cabine do VAR durante curso de capacitação
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF